« Um ano e cinco meses antes daquele café em Lisboa... | Main | Plunct, PAC, zum... Plaft! na cara do funcionalismo. »
janeiro 24, 2007
Perderam o trem
O leitor João Gomes suplica, há dias, que eu fale daquilo que ele chama, de forma um tanto quanto aficcionada, de "buraco do Serra". Tentei explicar ao Gomes que o blog só existe para o meu bel prazer - e que aqui eu falo o que quero, quando quero e como quero.
Agora há pouco, o leitor Luis Hamilton veio defender a minha liberdade editorial - mas concluiu dizendo que eu não falo do acidente ocorrido no metrô de São Paulo porque, afinal de contas, o "buraco" é do Alckmin.
Ambos perderam o trem.
Na verdade, eu não falo do caso porque sou partidária de Faria Lima, prefeito paulista que, na década de sessenta, deu início aos projetos da primeira linha de metrô daquela capital - a "1-Azul". Deve-se considerar, também, que fiz boa parte da minha formação em escolas jesuítas. De modo que, pegando carona na onda petista de datar tudo em 500 anos, estou tentando poupar a Anchieta e a Manoel da Nóbrega, que tiveram a péssima idéia de fundar uma futura metrópole em solo tão instável.
Como vocês podem ver, tenho coisas a esconder e estou comprometida até o último fio de cabelo com esta história do metrô. Não me peçam mais para falar nisso.
Posted by Nariz Gelado at janeiro 24, 2007 06:37 PM
Comments
Já viu que coisa? Nem mais o direito a um ponto final, uma pá de cal é dado a(o) cidadã(ão). Tá danado, tá ficando impraticável.
Eu, se fosse você, alegaria nestes casos chaaaatos, problemas com o blogger.
Posted by: Adalberto Braga at janeiro 25, 2007 11:39 PM
Ei, querida, peraí. Deveria ter ficado claríssimo que eu NÃO estou pedindo desculpas a você -nem teria por que fazer isso, certo? O "so sorry" é para aqueles que usam a expressão "buraco do Serra", conscientes da canalhice ou não.
Fui mais claro desta vez? :)
Beijão!
Posted by: Ruy at janeiro 25, 2007 05:12 PM
Nariz, o "é questão de ser coerente" foi ironia, tá? E você tem toda razão. Só acho que quase sempre somos incoerentes. E antes que eu me esqueça, seu blog é um dos que menos cometem incoerências. E olha que dizendo isso, afirmo a você que não sou fã de ninguém. Nem do Dudu França. Um abraço da j.
Posted by: j at janeiro 25, 2007 02:52 PM
Não é questão de escolher um lado, Nariz. É questão de ser coerente. O Reinaldo Azevedo parece chato, prolixo feito mulherzinha, embora engraçado e pertinente na maioria da vezes. O Noblat vem com aquela "isenção" de butique, sem ser engraçado, mas escrevendo direitinho. Se é para defender um dos lados, prefiro o blog do Goiaba. Pode acreditar, na briga do Diogo com o Mino, muita gente grande pensa que é jogo de cena, até os processos. E eu sei que não é. Você sabe que não é. Mas acredito de verdade, que melhor mesmo é ouvir Grilo na Cuca com o Dudu França, o apogeu brega-chulé do Bananão. Isso sim, é edificante.
("J", mestre Goiaba não tem comparação - mas a onda dele é outra. E confesso que não entendi a quem você acha que falta coerência: a mim, ao Noblat ou ao Reinaldo? De minha parte, tenho certeza de que todos nós, em um momento ou outro, somos incoerentes - principalmente no calor da hora. Faz algum tempo que quero escrever sobre a "sacralização" de jornalistas blogueiros promovida por hordas de "comentaristas-fãs", que, na primeira contrariedade, viram desafetos. Há exemplos para todo o lado. Desconfio que, quando o fizer, entrarei para o caderninho negro de muitos. Mas que o assunto está caindo de maduro, está.
Posted by: j at janeiro 25, 2007 12:05 PM
Devo discordar de você, Nariz. O Noblat é petista, não tenho a mínima dúvida. Não é porque ele seja petista de carteirinha que ele não pode criticar o PT. Sim, ele critica. Aquela crítica que estapeia de leve e passa a mão na cabeça. O Reinaldo, realmente às vezes irrita na defesa de Serra, mas na maioria das vezes acerta. É mais ou menos a mesma coisa que dizer que Diogo Mainardi e Mino Carta brigam para obter mais audiência. Bobagem. Diogo sabe que o Mino tem muito mais audiência. Para ser mais exata é uma maioria bovina de 96%. É a maioria que sempre forma-se neste país. Eu disse país? Deixa pra lá. Isso aqui nunca foi um país.
(N.G.: "j", penso que você está comparando situações não passíveis de comparação. Não há ação judicial - nem motivos para uma - entre Reinaldo e Noblat ,como há entre Mino e Mainardi. Volto a dizer: esta rusguinha entre o do chapéu e o cabeça-branca - que, aparentemente, não quis sair pra dançar - é frescura para animar as torcidas. Ambos tem lá suas tendências políticas - seria anormal não tê-las. Mas são bons jornalistas, com qualidades diferentes e donos de egos espaçosos. É por isso que prestigio a ambos, sem me sentir obrigada a concordar sempre com eles ou a dar importância demasiada para os joguinhos de cena. Na verdade, eu acho engraçado como logo se apresentam voluntários para "escolher um lado" no pseudo conflito.)
Posted by: j at janeiro 25, 2007 09:44 AM
Nariz: Acho que a crise de vergonha na cara que assola o país tem pelo menos um lado bom; fazer com que as pessoas cristalizem suas opiniões e mostrem suas caras verdadeiras. Estou em Sampa, bem perto do buracão, e posso testemunhar a você que a conduta do governador frente à tragédia tem sido irretocável, o que deve empulhar os petistinhas. A tal ponto que o velhinho "sem luz", o Nobraite, foi capaz de afirmar que o homem levou seis horas para "dar uma passadinha" no local, esquecendo de dizer que aquele outro idiota estava na praia e lá ficou, como se Sampa fizesse parte de New Orleans, enquanto Brasília fizesse parte de Cuba. Você sabe o que penso do PSDB. Não estou aqui fazendo proselitismo. Concordo com sua análise da omissão de ambos os governadores tucanos, frente à militância da seita petistinha. Mas também sou adepto da coerência. Acho que há um componente que você não tem considerado adequadamente, embora não sirva como justificativa; a imensa egolatria de todos. Serra foi rejeitado uma vez pelos eleitores, que deram preferência ao bufão. Não quis voltar ao cadafalso e acho que, no lugar dele, eu ou você faríamos o mesmo. Instinto de preservação, que aumenta com a inflação do ego. Essa conversa de “estamos prontos a servir ao partido” é pra boi dormir. Meu irmão mais velho, certa vez, lembrou-me que houve aqui uma votação expressiva no hipopótamo “Cacareco”, para deputado estadual. Pois bem. Deviam ter feito um cercadinho e colocado o bicho lá, pra despachar. Quem sabe assim esse povinho estúpido não ia tendo uma aulinha de democracia ? Antes uma oposição esfarrapada que oposição nenhuma, não é mesmo ? Eu devolveria sua campanha com outro slogan : Ê, Ê, Ê, leva o NOBRAITE pra você !!!! Em Minas existe um paraditado que diz : Quem não tem cão, não caça com cachorro, he he he. Em política, assim como em jornalismo, meia ética é meia boca. Um beijo em seu nariz.
(N.G.: tudo certo, Vlady. Mas, pelo seu comentário, você acredita que eu critico Serra por ele não ter se candidatado a presidente. Não - até porque não acho que a decisão tenha sido dele. Criitico, sim, a postura dele em relação a candidatura Alckmin. Político que coloca vaidades e pirpaques pessoais acima dos interesses da nação, não merece confiança. Quanto à suposta briga entre Noblat e Azevedo, reocmendo cautela aos mais animados. Desde os primórdios da imprensa que este tipo de rusga atende a diversos objetivos - aumentar as vendas ou, no caso, a visitação de ambos os envolvidos, é um dos mais comuns. A época de férias costuma ser fraca. Acho que os meninos resolveram agitar as coisas.)
Posted by: vlady oliver at janeiro 25, 2007 12:20 AM
Ô NG!!!
não dê corda pra petralha!!!
deixe que os defensores da SOC estrebuchem!!
quanto ao desabamento da estação do metrô, é interessante lembrar aos lullopetralhas que de buraco o lulla/pt entende muito bem.
fez uma operação quase tão cara quanto uma linha do metrô para tapar os buracos das estradas brasileiras e a única coisa que tapou, foi o caixa nas empreiteiras cumpanheiras.
ah, e morrem diariamente muito mais brasileiros nos buracos das estradas federais, do que o que aconteceu nesta lamentável tragédia.
bjos.
Posted by: marcos ramos at janeiro 24, 2007 11:07 PM
Nariz, você é sensacional!!!!!!!!!!!!!!!
Posted by: maria helena rubinato rodrigues de sousa at janeiro 24, 2007 10:04 PM
HUAUAUHAHUUHAUHAHU!
Tá certo, Nariz! Ainda bem que você reage com bom humor. Foi apenas uma provocação, como você claramente viu, mas sinto-me honrado pela citação.
Eu visito o seu blog diariamente, mesmo nem sempre concordando com você. Visito porque gosto do seu estilo, do que você escreve e porque, apesar de ter muitas idéias distintas, acho que sempre podemos crescer na divergência. Afinal, se você até cita o Mino Carta, é porque sempre algo de bom pode sair dos opostos, né?
Agora, quanto à provocação, o objetivo era esse mesmo, uma ironia. Longe de mim desrespeitar o seu espaço ou ficar pegando no seu pé só pra encher. Se bem que, de vez em quando, a bola fica quicando na área, com o goleiro caído...
Um abraço
Posted by: Luis Hamilton at janeiro 24, 2007 09:51 PM
Mataste, NG!
Estou gargalhando no computador...
Bj
Posted by: Tambosi at janeiro 24, 2007 07:59 PM
"Buraco do Serra". Então tá. Ao contrário do Reinaldo Azevedo, não defendo irrestritamente o Zé Careca e concordo com tudo o que você, Nariz, escreveu sobre (ou contra) ele aqui, desde a não-campanha para o Alckmin até a não-oposição ao PT.
Mas chamar o acidente do Metrô, acontecido SÓ NOVE DIAS depois de o Zé Careca tomar posse, de "buraco do Serra" é canalhice. So sorry.
Beijos pra você.
(N.G.: Ruy, não peça desculpas a mim . A expressão, um tanto quanto chula, tem sido utilizada por aqueles que, como o João Gomes, querem se apropriar polticamente da tragédia. Não é o meu caso. Um beijo)
Posted by: Ruy at janeiro 24, 2007 07:13 PM