« Cada vez mais éticos | Main | E brinque com um barulho desses. »

fevereiro 22, 2006

Saiu caro.

Se o segundo turno fosse hoje, Lula venceria Serra por 5 pontos percentuais. É o que diz a pesquisa da Datafolha realizada entre segunda e terça-feira desta semana.O resultado é preocupante sobretudo porque, contabilizado às pesquisas anteriores, mostra que Lula vem crescendo.

Noto que a maioria dos articulistas políticos têm associado esta ascensão do presidente com a "indecisão" do PSDB em apontar um candidato.

Discordo.

Esta recuperação de Lula é um resultado direto do péssimo desempenho da oposição nas CPIs. Próximas do fim, as comissões que deveriam apurar os escândalos do atual governo mal conseguem manipular o grande volume de informações que receberam. Passado o período circense, dos depoimentos bombásticos, ficamos todos esperando os resultados do tal "trabalho de formiguinha" que Osmar Serraglio tanto alardeou. E eles não vieram.

Os processos de cassação dos envolvidos no esquema de Marcos Valério se arrastam ao vergonhoso ritmo da Câmara dos Deputados. Para completar, a oposição articulou descaradamente a fim de salvar as cabeças de Brant e Azeredo. Não se acanhou, nem mesmo, em usar um segundo depoimento de Duda Mendonça como moeda de troca.

Agora, a mesma oposição faz corpo mole em relação à lista de Furnas: o lobista ameaça, ganha cada vez mais espaço na mídia, e ninguém tem coragem de enfrentá-lo. A Controladoria-Geral da União começa a encontrar indícios de que há problemas sérios em Furnas, mas a oposição continua se fazendo de morta.

Esta postura - condenável sob vários aspectos - já começa a mostrar o seu preço na escalada eleitoral. E ele é salgado. Na melhor das hipóteses, reforça a teoria esdrúxula de que o PT foi vítima de perseguição política. Na pior, demonstra que todos, absolutamente todos, os políticos e partidos são iguais. E qualquer uma dessas hipóteses irá beneficiar a Lula - que é, afinal de contas, quem detém a máquina governamental para alavancar votos.

Volto a dizer o que tenho dito nos últimos meses: ou a oposição promove uma limpeza em praça pública, ou Lula se reelege.

Furnas é a última chance. É pegar ou largar.

Posted by Nariz Gelado at fevereiro 22, 2006 11:41 AM

Comments

SOBRE A CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO, PARABÉNS À CGU POR SEU EXCELENTE E DEDICADO TRABALHO!!! A CGU TEM SE TORNADO UM ÓRGÃO MAIS EFETIVO QUE OS TRIBUNAIS DE CONTAS !!! ESPECIALMENTE EM SE TRATANDO DO COMBATE À CORRUPÇÃO NAS PREFEITURAS BRASILEIRAS.

Posted by: Tiago Lucas at abril 12, 2006 10:32 PM

Achei melhor postar aqui. A questão do "Estado-Mínimo". A posição de Alckmin é cautelosa pelo que se depreende da entrevista na IstoÉ:
http://www.terra.com.br/istoe/1892/1892_vermelhas_01.htm
Já Serra parece que vai com sede ao pote:
http://clipping.planejamento.gov.br/Noticias.asp?NOTCod=242072
Deixo claro a vc. q. Serra faria melhor permanecendo na prefeitura e (se Furnas permitir) acho que Alckmin vai dar um show da disputa com Lula. Mas tem questões importantes a serem clareadas como essa do E-M. O pessoal do Clube das Garças (Armínio Fraga e Cia bela) quer influenciar o fim do financiamento público (BNDES) e essas intenções devem ser de conhecimento do eleitor.

Posted by: Renato Martins at março 5, 2006 04:42 AM

Nariz Gelado,
Parabens pela coerência ao cobrar uma posição da CPI com relação a Furnas. E concordo. A recuperação do Lula se deve muito mais ao pífio desempenho das CPIs na apuração das irregularidades. O povo esperava muito mais do que a utilização das CPIs para fins políticos.

Posted by: Nick!! at março 3, 2006 12:52 PM

Desde a eleição do Brizolla para governador do Rio que descreio de pesquisas. Descreio não: desconfio. Tenho uma experiência bem negativa quanto a um trabalho de um pesquisador que mudou minha resposta e quando reclamei deu de ombros e me ignorou. No Brasil, pesquisa também não é coisa séria.

Posted by: ruth at março 1, 2006 09:20 AM

Parabéns pelo post. Se o partido do saldo alto(PSDB) quisesse ganhar as eleições já teria feito por onde. O grande problema é ganhar de si mesmo.

Posted by: Milton do Toti at fevereiro 26, 2006 10:02 PM

Nariz,

Ler pesquisa eleitoral com apenas um candidato em campanha é o mesmo que escolher o campeão na primeira rodada da Copa.

O PMDB está vivo, tem penetração e pode derrubar o Mulla de seu pesdetal.

O PSDB ainda sofre com a imbecilidade e a arrgancia de Serra, mas vai recuperar o espaço definida mesmo, só a data da eleição.

Posted by: Carl Amorim at fevereiro 24, 2006 06:38 PM

Tô nem aí pra essas pesquisas.

Quem não lembra dos resultados das pesquisas na ultima eleição para a prefeitura de Sao Paulo?

Aqui mesmo em Manaus soube, na manhã da eleição, que Amazonino estava 10 pontos a frente de Serafim. Advinha quem ganhou?

Agora, no momento em que o PMDB está definindo sua posição...

...justo na hora que o PSDB define seu candidato,
aparecem esses números?

Números bons para o "home avuadô" são bons pra muita gente.
Ele está com a mufunfa na mão e seria péssimo que se sentisse derrotado desde já.

Os velhos esquemas de caixa 2 estão ameaçados. Novos precisam ser criados (ou voces estão acreditando tambem que não haverá caixa 2?). Urgentemente.

Nossa "midia séria" deita e rola. Fatura agora e deixa pra depois a definição de quem vai apoiar, baseada em pesquisas proprias, claro.
Sempre estará do lado de quem estiver (ou provavelmente estará) com a chave do cofre.


"Believe it, or not", como dizia o velho Jack Palance.

Eu tô fora.

Posted by: Quiteria at fevereiro 24, 2006 12:57 PM

Concordo com você. A situação é preocupante, realmente, mas ainda dá tempo de virar o jogo. Só depende da oposição. Vamos torcer...

Aguardo sua visita!
Abraços,
N. Cotrim

Posted by: AZIMUTH at fevereiro 24, 2006 09:37 AM

Lula está forte, em resumo, se Alckmin não for diante das cameras e declarar; "não me beneficiei do Caixa 2 de Furnas, estou limpo"; vai morrer na praia. Estou aguardando essa colocação enfática para continuar apoiando. O PSDB já passou dos limites em incompetência política. Assim não pode, assim não dá. (sic)

Posted by: Renato Martins at fevereiro 23, 2006 12:14 PM

Ai que saudade do PT... de oposição ! Ali sim, era partido. Cobrava explicações, exigia respostas... Mas aí, veio a realidade e... olha só o que ocorreu ! E, agora, ninguém, absolutamente ninguém assumiu seu papel. Todos têm algo de podre a esconder. "Vamos apurar, mas, olha, com responsabilidade... Com prudência... Sem exageros..." Pra que nós, o povo, não discubramos o real tamanho do rombo. Teatro, puro teatro. E, enquanto a "oposição" claudica, eLLe (em nova versão) fica sozinho no palco. Ainda tem alguém do lado dos éticos e honestos ?

Posted by: jml at fevereiro 23, 2006 10:35 AM

Concordo em gênero, número e grau e digo mais: eu sei em quem NÃO votar, mas não tenho a menor idéia em quem votar...

Posted by: jml at fevereiro 23, 2006 10:28 AM

Tudo bem, vamos nos preocupar. Mas também vejamos o outro lado dessa pesquisa: o molusco é, dentre todos, o de maior índice de rejeição. Só existe um "candidato" em campanha - elle. Essas duas variáveis são suficientes para produzir esse "sucessinho dissimulado". Vamos ver quando começarem a "guerra de bugios" e as "baixarias" (e olha que não falta munição para isso!) se as "pesquisas" continuarão tão favoráveis assim. Eu DUVIDO!

Posted by: Alexandre at fevereiro 23, 2006 08:53 AM

Nariz,

o que está ocorrendo é que Lula conseguiu descolar do PT. Nas minhas contas, o PT acabou. Resta apenas Lula. E só ele. Caso Lula venha mesmo a ganhar, depois de findo seu eventual segundo mandato, o PT será um partido esfacelado, sem discurso. Mas a política é dinâmica. Têm-se oito meses até as eleições. Mas não será fácil, porque o PSDB, o que reúne mais simpatia do eleitorado, está dividido. Os oito anos de FHC não foram nada bons. O sociólogo cercou-se de altas picaretagens. Lembrem-se da forma como foram feitas as privatizações. Além do mais, o partido está dividido. Sem falar no fato de que o PMDB já tem um pedaço com Lula, embora depois dessas pesquisas os áulicos de Lula já esnobaram e voltaram a exibir a sua costumeira preportência.
Recomendo a leitura de um excelente artigo do jornalista Mário Watanabe, no seu blog http://d1quixote.zip.net/.
Cordial abraço
Aluízio Amorim
http://oquepensaaluizio.zip.net

Posted by: Aluizio Amorim at fevereiro 23, 2006 12:25 AM


Nariz,

A leniência pragmática da oposição é o principal cabo eleitoral de Luiz Ignaro e sua horda.

Para salvar os anéis, dão os dedos.

Não há como construir um país sério desse jeito.

Infelizmente temos uma oposição de nível em tudo comparável ao da situação.

O Brasil está sendo nivelado por baixo.

E o que ainda se mantinha passado a limpo voltou a ser borrão.

Posted by: Artemus Gordon at fevereiro 22, 2006 11:07 PM

toc toc toc... tem muita campanha política por aí com todos batendo no presidente. O duro, e nisto concordo, vai ser escolher uma alternativa que não seja o voto nulo.

beijos,

Helena

Posted by: helena at fevereiro 22, 2006 08:45 PM

NG,

acredito que toda essa apatia da oposição é consequencia da arrogância do FHC, que botou panos quentes e segurou o psdb e o pfl, tentando fazer, como disse o sombra no post acima, uma oposição responsável. Tivesse ele, FHC, ao lado de outros líderes, liberado a oposição à uma devassa no governo, hoje estaríamos livres do lulla, e principalmente, do resto da quadrilha, que não teria nenhum nome para concorrer, isso se ainda tivesse o seu registro como partido mantido.

Posted by: /|/|@rc0$ at fevereiro 22, 2006 07:46 PM

Nariz Gelado além dos fatos que voce expôe com muita propriedade, é preciso levar em conta que Lula é hoje o único candidato em campanha frenética, cria factóides todos os dias para aparecer no JN, além de anunciar medidas como o aumento do salário mínimo, correção na tabela do IR, tapa buracos e outras.

Acredito que a partir do momento que o PSDB anunciar seu candidato e partir para a campanha, principalmente na tv o quadro possa se inverter.

Com toda propaganda do Lula não acho que 5 pontos percentuais digam muita coisa no momento.

Agora, que o PSDB dormiu e dorme no ponto não resta dúvida, pode ser que Lula não ganhe a eleição, o PSDB perca.

Posted by: Marcos C. at fevereiro 22, 2006 07:16 PM

Ah, Nariz,como sempre,análise no ponto.Acrescento meu ponto de vista:o grande desgaste sofrido pelo Congresso(mais Câmara até do que Senado)pelo absurdo da convocação extraordinária.O que tem a ver com recuperação de Lula?Em quantitativas aparentemente nada.Mas em análises qualitativas, desde o anúncio da convocação em dezembro, o parlamento ficou muito mais desgastado.O povo só falou nisso.Enquanto todos os espaços da mídia eram ocupados com críticas(justas)à convocação,o presidente Lula ficou soltinho da Silva,fazendo campanha.Política é arte dinâmica,volátil,ambígua também:ao tempo em que análise lógica é fundamental no processo político em si,o reflexo no resultado eleitoral é mais emocional.O governo espertamente desviou o foco nesses últimos meses para o outro lado da Praça dos Três Poderes.Como não sentir-se indignado com uma convocação em 16/12 mas para iniciar as sessões apenas 16/01?Isso deve ser contabilizado nessa equação,principalmente porque outros partidos não apresentaram nomes de peso para a disputa.É natural que Alckmin e Serra sejam alvos e neles reflita a desilusão da população.Pode somar também que a força de ambos e do PSDB é tanta que o PMDB já tem prévia marcada e a imprensa não dá a menor pelota para isso,menciona de passagem,mas insiste em procurar sangue onde não há feridos.

Posted by: Nina at fevereiro 22, 2006 04:13 PM

Concordo integralmente. Se há outras razões - e as há - as apontadas são cruciais e, ao mesmo tempo, relegadas a um segundo, terceiro, quarto plano, no mesmíssimo esquema utilizado por Lula para reconstruir seu crescente eleitoral: o tempo cobrirá com neblina, confusão, inexatidão, os dados que estavam (e ainda estão) fresquíssimos na cabeça do eleitor. É tempo, no entanto: se já há muita neblina quanto aos fatos, temos a explorar a expulsão dos mensalistas, a entrega da cabeça de Eduardo Azeredo (que devia ter sido feita no primeiro momento, cansei de pedir isso ao sen. Arthur Virgílio), a elevação do tom de voz no caso Furnas (aposto uma barra de ouro - que não tenho - como ganharíamos essa no grito: se é verdade que os listados são calhordas, há muito petista que sabe que foi excluído da lista, razão das mais óbvias para esse original nunca ter sido apresentado).

Posted by: Shirlei Horta at fevereiro 22, 2006 04:05 PM

NG, me desculpe! Mas não fez muito sentido isso!

Se Lulla cresceu nas camadas mais favorecidas, isto é, pessoas com acesso a informação, isso não pode ser originário da ineficácia das CPIs.

Existe um espaço muito grande entre desacreditar a CPMI e apoiar Lulla... são duas coisas distintas! Vc acredita na CPMI? Provavelmente não... e nem por isso vai migrar seu voto para o Lulla!!!

A ação caridosa do Governo com a classe média e investidores motiva tal crescimento... atinge um parcela imediatista dos eleitores, que na falta de um anti-Lulla, não encontra contra-ponto nessas ações demagógicas.

O PSDB tem dupla culpa nisso: não sabe lidar com o ego de Alckmin, em parte em função da antipatia com o Serra que persiste desde 2002 e pelo desempenho pífio em punir seus próprios envolvidos no valerioduto.

PSDB lidera a oposição e tem que arcar com sua responsabilidade. Enquanto o PFL tentou ser mais agressivo, o PSDB criou o termo de oposição responsável... agora todos nós pagamos o preço!

Posted by: S0MBR4 at fevereiro 22, 2006 12:34 PM

- Soube?
- Do quê?
- Perfeito, Nariz...
- É!
- Ou mostram que são melhores que Lula, ou não levam a taça...
- É!

Posted by: Soube? at fevereiro 22, 2006 11:58 AM

Post a comment




Remember Me?

(you may use HTML tags for style)